quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Caminhada Espiritual no Cotidiano




Salve amados peregrinos! Hoje quero saudar aos caminhantes que ousam empreender a viagem sagrada em direção ao Templo Sagrado do seu coração, mesmo estando no mundo, mesmo em meio a suas rotinas de trabalho, em suas tarefas como Pai, como Mãe, como filho... Sabem, somos afortunados em ter esta possibilidade de trilhar a senda espiritual da Mística Andina, em meio a nossa rotina diária de afazeres no mundo externo.
Houve época em que os praticantes se retiravam do mundo para poder empreender esta viagem que, afortunadamente estamos sendo guiados a percorrê-la a despeito de estarmos no mundo. Quiçá seja muito mais fácil ser praticante na quietude de um mosteiro ou de uma caverna, mas que utilidade isto traria para nossos semelhantes? O desafio é tentar levar uma vida iluminada aqui mesmo neste mundo, tentando desfrutar de um lar espiritual, sendo farol de luz em meio a tanta obscuridade, sendo exemplo vivo de que é possível amar em meio ao caos deste mundo...
Sem dúvida, isto será muito mais difícil do que se fossemos praticantes dentro da atmosfera tranqüila de um mosteiro, mas, queridos, aqui está o verdadeiro desafio, ser praticante apesar das rotinas, apesar dos compromissos, apesar de nossas tarefas, apesar dos impostos a pagar... O desafio é sermos espirituais em qualquer ambiente e em qualquer circunstância, esta é a iluminação que se requer para nosso tempo. Mas o que é iluminação? Para mim, iluminação é a tentativa a sermos devotos amantes de nosso Senhor sem retirarmo-nos do mundo, lutando contra as dispersões, lutando por acordar, lutando contra as nossas limitações, contra os perigos enquanto cruzamos o deserto que nos separa do Oásis do Senhor...
Certa vez o Mestre Lucidor me ensinou que se Deus não está no óbvio, então Ele não estará em nenhum outro lugar... Encontro aqui uma ressonância com o que sinto, porque é em minhas tarefas domésticas e criativas que mais gosto de buscar a Deus e com o pensamento n’Ele fazer o que tem que ser feito, mesmo as tarefas mais rotineiras, pois mesmo ali podemos nos conectar com Ele e ainda fazermos tudo o que temos que fazer... Se estamos limpando o banheiro ou se estamos parados no trânsito, ali mesmo, se elevamos o pensamento a Ele, estaremos fazendo o mais importante a que viemos fazer neste mundo: estar em Sua Presença em meio a situações mais caóticas, pois se Deus está por detrás de tudo, então também estará no pneu que fura, no ladrão que te leva a carteira, no olhar do transeunte, no namorado que se foi, ou no dinheiro que te chega... Deus está a todo instante brincando de esconde-esconde, é bom estarmos atentos... Pois, TUDO É DEUS!
Quando caminho pelas ruas olho para as pessoas que cruzam meu caminho e procuro por seu olhar e tento descobrir algum indício de que haja alguém que esteja com o pensamento n’Ele, e é bem raro encontrar alguém... Mas, se pararmos para refletir, será que acharemos respostas a estas perguntas: Quem somos sem o Amor do Senhor? Para onde vamos sem este Amor? Para que tanta pressa em ganhar dinheiro para adquirir este ou aquele bem, se o Templo do Coração está vazio? Ora, nada somos ou seremos fora deste Amor!
Nosso aprendizado neste mundo, quiçá o único que importe, é fazermos que nosso amor encontre ao Amor do Senhor para, assim, fazermos nosso coração desabrochar feito uma linda rosa, e o oferecermos ao Senhor, talvez seja a única oferenda que realmente possa agradar ao Nosso Amantíssimo Senhor, ou seja, oferecer-Lhe nosso próprio coração!
Que possamos expressar abertamente este divino amor...
Como coração inflamado de devoção,
Nuit Sandoval

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?