Gostaria de compartilhar uma reportagem sobre os nossos hermanos Mapuches, que estão sendo escurraçados de seus lugares sagrados por meio de investimento de capital estrangeiro.
"Mesmo depois do anúncio feito pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, sobre o projeto de lei que limita a compra de terras por estrangeiros, o juiz Omar Magallanes, do juizado de execução de Esquel, decidiu conceder ao grupo italiano Benetton, o controle de mais de 500 hectares de terras na Patagônia, onde vive a comunidade Santa Rosa, na qual residem indígenas da etnia Mapuche.
A decisão judicial anunciada no dia 1º deste mês obriga a comunidade a sair do local em até 10 dias. Para protestar contra a sentença, os Mapuche organizam para amanhã (10), uma marcha, com concentração na Praça Mariano Antieco, que contará com o apoio de representantes de diferentes comunidades de povos originários de Chubut e da região patagônica.
A primeira sentença judicial contra a comunidade mapuche Santa Rosa Leleque foi dada em 2002. Em 2007, a comunidade voltou a ocupar seu território ancestral, ato que foi qualificado pelo fórum civil como "ocupação ilegal".
Os Mapuche reclamam que na atual sentença o juiz apenas considerou as testemunhas apresentadas pela empresa italiana. Eles alegaram que a decisão vai contra uma comunidade que "resiste e luta por 534 hectares , enquanto que a Benetton possui mais de 1.500.000 hectares em todo este território."
E como fazemos para cuidá-los? Como levantar a bandeira desta brava terra índia se estamos tão longes da Patagônia?
É preciso ter atenção e cuidado nas nossas escolhas cotidianas. Ter consciência onde estamos investindo nosso dinheiro. Sabe aquela roupa baratinha e tão bonitinha que veio da índia e da china, ou aqueles produtos do free shop. Ou aquela tentadora aplicação na bolsa de valores, que vai me render mais umas viagens...Pois atenção e cuidado, as egrégoras andam por aí e invisivelmente nos colocam desejos...
Ajudamos a Pachamama com escolhas no que vamos comprar, produtos locais, artesanais, feiras. Vamos gerar renda na nossa cidade, no nosso bairro, com os nosso amigos...Imagina se todo mundo fizesse isso?
É tudo uma questão de ATENÇÃO nas escolhas. Será que realmente precisamos disso ou daquilo, do novo celular, da TV. Infelizmente as pessoas conhecem Jaguarão pelo Free Shop, e não pelo lindo deva do Rio.
POR PACHAMAMA
Radha Dédalos
Nenhum comentário:
Postar um comentário