sábado, 2 de abril de 2011

ONG P a c h a m a m a apoia a campanha “Segunda Sem Carne”

ONG P a c h a m a m a apoia a campanha “Segunda Sem Carne”
http://www.ongpachamama.org/




A campanha “Segunda Sem Carne” começou nos Estados Unidos em 2003 e hoje se estende por outros países, como: Inglaterra, Austrália e, felizmente, pelo Brasil. No nosso país, a campanha “Segunda Sem Carne” é uma ação da Sociedade Vegetariana Brasileira que incentiva as pessoas a adotarem uma alimentação sem derivados de origem animal nas segundas-feiras. Esta campanha faz parte de um movimento mundial de divulgação da alimentação livre de animais, com foco no planeta (PACHAMAMA), na saúde das pessoas e nos animais. Sendo o principal objetivo conscientizar e mostrar que uma alimentação livre dos derivados de origem animal pode ser saudável, saborosa, rica em nutrientes e, acima de tudo, um gesto de amor.

O propósito da “Segunda Sem Carne” é mostrar que a discussão está além do fato de comermos ou não carne. A campanha sugere uma reflexão em torno da vida dos animais. Com isso, buscamos mostrar o grande problema da “Industrialização da Vida”, ou seja, com o alto consumo de carne (bovina, suína, pescados, aves e outras) os irmãos animais vem passando por um processo industrial de reproduções em grande escala e abates que excluem a vida que está por trás de cada “produto”. Ou seja, o consumo de carnes industrializou e mecanizou os processos naturais e biológicos da vida.

Outra questão que precisamos considerar e a campanha busca alertar é que ao produzirmos animais em grande escala para consumo, acabamos agredindo o planeta, já que a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa; enquanto os meios de transportes são responsáveis por 13%.

Existem estudos que mostram que são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo, simplesmente para o consumo humano. Eis uma reflexão: já paramos para pensar na energia de dor que criamos para o planeta Terra com todas estas mortes? Ou seja, quando não nos alimentamos de derivados de origem animal, praticamos a não-violência.

Os substitutos da carne são os feijões, incluindo grão-de-bico, ervilha e lentilha. O seu uso aumenta a ingestão de fibras e diversos compostos protetores à saúde. Além disso, deixar de comer carne não nos deixará fracos. Por exemplo, um forte mamífero como o gorila que pode atingir 2m de altura e pesar de 140 a 275 quilos mantém tudo isso com uma alimentação vegetariana.

Eis o convite: participe da campanha “Segunda Sem Carne”. Acorde todas as segundas-feiras disposto ao novo, disposto a experimentar as riquezas do reino vegetal, disposto a contribuir com a preservação da Terra, disposto a ser criativo no gesto de cozinhar e a contribuir com você, com os irmãos animais e com a Terra.

A ONG PACHAMAMA te faz um convite: seja um apoiador da campanha…
Converse com os vizinhos, amigos, familiares e divulgue…
Para mais informações consulte: www.svb.org.br/segundasemcarne
Ou escreva para: annabella.aguilar@gmail.com

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?