quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Poder da Utopia

Utopia... esta palavra tão linda sempre me desafiou, ora a mente quer descartá-la por ser deveras irreal, ora o coração se enamora da infinita possibilidade que ela abarca... Então, por que não explorarmos um pouquinho este termo que volta e meia a escuto falar, inclusive de nosso Mestre Lucidor?

Então, o que é Utopia? A palavra  Utopia, vem do grego e significa "não-lugar ou lugar que não existe", sendo um um termo inventado pelo inglês Thomas More (1478- 1535), que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516, para referir-se a uma ilha hipotética, onde idealizou uma sociedade perfeita, cujo termo depois virou sinônimo de coisa ideal, inatingível.

E para nós, na era atual, o que significa Utopia? O pensador Eduardo Galeano, em poucas palavras, a resume muio bem: 
"A Utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a Utopia?
Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"."

Sim, belamente este pensador nos abre uma porta que só se abre aos sonhadores, aos poetas e aos otimistas, àqueles que acreditam num mundo melhor, e esta é a nossa utopia: continuar caminhando em direção a um mundo fraterno, justo, igualitário, onde a única lei seja amar e ser amado, em perfeita liberdade em ser... Esta é a  nossa utopia - da família Mística Andina - de continuar caminhando grupalmente rumo a este mundo novo, que precisa ser partejado em cada agora, para que se plasme neste plano físico e denso. Este mundo já existe nos planos internos, sim, porque este é o Plano de Deus para a Terra, mas para plasmá-lo neste plano físico havemos de ser revolucionários como nos ensina o Mestre Lucidor, sim, revolucionários para despertarmos do véu da ilusão, lutando juntamente com nossos irmãos para estarmos acordados neste mundo irreal de violência, superficialidade, consumo irresponsável, de matança de animais e destruição da natureza, enfim, passarmos pelo Kali Yuga, a idade de ferro dos hindús, sem nos deixar adormecer...

Chegamos ao ponto de acreditar somente no que vemos e o mundo de Deus foi passado a categoria de "utopia" ou irreal. Ora, o mundo real é Deus, nada existe fora de Deus, do amor e da compaixão. A ilusão tomou conta de nossa consciência, estamos dormindo, pois cremos no irreal que é sub-produto do ego e da ilusão própria do Kali Yoga, como se fosse o real!
É preciso acordar! E para que serve a utopia? para nos manter acordados e caminhando rumo a Deus, não deixando a consciência individual dormir, lutando grupalmetne contra as egrégoras da obscuridade; caminhando em unidade grupal somos mais fortes.
É tempo de revolucionar-se!
Com carinho,
Nuit Sandoval
 

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?