terça-feira, 28 de junho de 2011

Deus É Presença!

"Bendita a luz do teu olhar,
bendito Deus por encontrar-nos no caminho."

Em um mundo de ausências encontrar-se é um milagre... é difícil fazer contato porque temos medo de encontrar com o outro e que nos enxerguem tal qual somos... um mundo em que há muita relação superficial, um mundo em que se vende a ausência e a arte de fugir...
A mística andina ensina essa religiosidade: a de encontrar-se, e aí descobrimos a nossa natureza original...  Que nada da superfície nos tire do encontro...
Encontrar-se, fazer contato ocorre somente quando somos presença... a ilusão, maya, é ausência...  o conforto é ausência... e do que nos ausentamos? Da vida que ocorre no agora... e para estarmos vivos temos que estar presentes, não fugir, não negar a vida.
Porque neste agora há um milagre: fazer contato! e quando fazemos contato nos sentimos gostosos... estar ausente é o que nos vende o mundo complicado... e ficamos alienados, cumprindo agendas, com urgências. Se estivermos presente, o que é urgente? Que teu filho saiba que o queres agora... sim o CARINHO, o resto não é urgente... nada é tão urgente como cuidar dos filhos, como amar.
Encontrar-se ocorre na consciência...
Quando ocorre a experiência de contato temos que ser delicados e que nada da superfície nos tire desse contato, desse fluxo profundo.
A ausência nos tira da essência de fazer contato... Fazer contato te leva a teu ser.
A essência está louca para fazer contato... Fazer contato te leva a teu ser e a superfície te adormece. O templo é um lugar de contato para encontrar-se...
A essência quando faz contato volta a sentir-se... estamos ilhados por termos paixão pela superfície e somente no agora podemos fazer contato... a meditação é para que estejamos presentes, respirando, agora, agora!
O homem sábio vive um alento, vive o que está no agora. Quando fazemos contato, Deus abençoa. Quando encontras alguém estás fazendo contato.
O que ensinamos na mística? A ser presença, a não deixar-se seduzir pelas formas.
Na superfície nos comparamos, temos idade, somos gordos, magros, jovens, velhos, temos grana ou não... mas a essência é a mesma para todos... há um só coração que quer fazer contato para sentir-se... para sentir-se VIVO.
Que tal encontrar-se agora? Não esperar que alguém venha de fora para sentir amor. Só precisamos fazer contato, pois ele nos lembra quem somos.
O ensinamento diz para nos cuidar-nos de não comparar-nos com os outros, gastando anos, vida e tempo em sofrer, em algo que nunca vamos conseguir. Fazer contato é religiosidade, é religar-se, essência com essência.
Gostaria que fizessem mais contato, não somente através de um namorado ou namorada... temos que sair da superfície, pois ela briga pelos detalhes e pensa que é aparência... nós moramos dentro e não se chega ali fazendo um curso...
Em um mundo tão fugaz, a tentação de viajar para trás ou para adiante é muito grande, e o mundo só ocorre no AGORA. O mundo de fora é de terror, e se vivemos ali estamos alienados da vida e não somos presença. A mística andina tem para oferecer algo bonito, um gongo, uma batida, que nos lembra do agora, para não sermos uma ilha solitária, ou uma agenda cheia por fora, mas que está vazia e fechada por dentro... temos que fazer contato, pois só ali estamos vivos... os encontros, as reuniões de meditação são para fazer contato... estou falando das ocasiões quando nos comunicamos e fazemos contato, que é felicidade, alegria, entusiasmo, inspiração... esta senda é para isso, para encontrar-se com o outro, e privilegiar a essência, os encontros...
O caminho espiritual tem somente um passo, o primeiro e único passo... o passo de sair da superfície e voltar à essência, ao lar, onde experimentamos a nós mesmos.
Fazer contato é a oportunidade da mística andina... e ao final da vida vamos avaliar as chances que tivemos de fazer contato... é disso se trata... de saber que cada vez que fazemos contato estamos vivos!
Tomara estejamos alerta para que não fiquemos longe do caminho... Deus é presença!
Um dia vamos nos transformar no Amor, ao invés de Amar.
Lucidor Flores 
*Sat Sang Mestre Lucidor Flores, em Fortaleza-CE, junho 2011


Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?