domingo, 20 de junho de 2010

Escutar a Terra, as Plantas e os Animais


Por Peter Feneberg (Felix)

Peregrinos da Associação Pachamama, conheci o seu grupo faz cerca de 4 meses e participo regularmente das meditações na casa da Nuit em Lages. É um grande prazer conhecer o seu movimento.

Sou alemão da Baviera com vinte anos no Brasil e trinta anos de experiência na agricultura biodinâmica.

A maioria das pessoas sabe que tinha duas guerras nas quais nosso povo esteve envolvido, mas a maioria não sabe que tivemos um guia espiritual que ensinou aos povos de língua e cultura alemã o acesso ao mundo espiritual e deu dicas como pode estabelecer uma sociedade humana na terra. Ele se chama Rudolf Steiner e é fundador da antroposofia. A agricultura biodinâmica se baseia nos seus conceitos(*).

Lidando 30 anos com a terra respeitando e observando as leis naturais posso dizer que hoje “escuto” a terra, as plantas e os animais falar comigo. Habilidade que os povos antigos também tinham, mas que a maioria das pessoas perdeu.

Quero convidar todo mundo de conhecer a minha horta em Lages sem agrotóxicos ou adubo sintético ou se houver interesse de estabelecer hortas similares em outros lugares.

Felix
Contato: peter.feneberg@erama-consult.com

(*) “Rudolf Steiner - fundador da Antroposofia - criou o Movimetno Biodinâmico durante o Congresso de Petencostes, em 1924, através de um ciclo de oito palestras para agricultores.
A Agricultura Biodinâmica visa a renovação do manejo agrícola, a sanação do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano. Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho à industrialização direcionada à monocultura e à criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.
A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da Natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual–ética com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmãos humanos.
A Biodinâmica quer lembrar todos os homens que: "A Agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".
O ponto central da Agricultura Biodinâmica é o Ser Humano que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da Natureza. O agricultor biodinâmico, se empenha em fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo possa responsabilizar-se, a saber, o que serve ao desenvolvimento duradouro da "individualidade agrícola". Isso inclui o cultivo e a seleção das suas próprias sementes como também a adaptação e a seleção própria de raças de animais. Além disso, significa uma orientação renovada na pesquisa, consultoria e formação profissional.
O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experiência a outros e formar dentro do seu estabelecimento um local de formação profissionalizante para gerações vindouras”.
(fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

(**) Na foto é nosso amigo Felix mostrando um super nabo que ele plantou, cultivado a partir dos princípios da agricultura biodinâmica, sem adubo químico e com interatividade com a Mãe Terra, cujo resultado é uma horta super abundante, com legumes e hortaliças deliciosos cheios de energia e sabor, o que posso atestar, pois tenho sido beneficiada gentilmente com as hortaliças de sua horta. Meus cumprimentos pelo teu trabalho, amigo Felix, e gratidão por tua amizade!
Nuit

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?