sexta-feira, 2 de julho de 2010

Preparando a Terra...



Salve amados sandovalitos e visitantes!
Permitam-me compartilhar com vocês uma experiência que se tem mostrado muito interessante, falo da experiência de cultivar uma pequena horta em um terreno baldio ao lado de minha casa.
Primeiro, foi necessário ir até o proprietário do lote para pedir-lhe licença para fazer uso da terra o que, gentilmente ele me concedeu e, desde então, tem sido uma experiência muito interessante. Digo interessante porque é minha primeira vez em uma horta, apesar de meus ancestrais sempre terem tido esta ligação com a terra. Então, posso dizer que se trata de um resgate, tanto para honrar meus ancestrais, como para honrar à Pachamama e aprender os mistérios D’Ela, e sobretudo para trabalhar conscientemente a intuição, pois percebi o quanto me faz falta o contato com a natureza, seus ciclos e ritmos para poder melhorar minha relação com Pachamama, nossa amada divina Mãe.
Assim, com este espírito, invoquei ao Deva cuidador das plantas do lote e com reverência pedi-lhe licença para limpar uma pequena área para fazer uma horta, porque mesmo não se tratando de plantas comestíveis, eram plantas que eu precisei sacrificar a bem de abrir espaço para plantar ervas aromáticas e vegetais comestíveis.
Feitos os preparativos, com enxada na mão, me coloquei a desnudar a terra e separar todas as pedras e restos de cimento, que não eram poucos. O trabalho foi tão compensador, tocar a terra, sentir a vida embaixo da terra, o seu perfume e as minhocas que faceiras logo saíram para me saudar.
Hoje fiquei muito feliz porque, com um pequeno espaço limpo, transplantei algumas mudas de cebola, salsinha, manjerona e uma alfavaca, muito cheirosa. Foi com muito amor que as reguei, pequeninas mudas que se tornarão lindas e aromáticas plantas, as quais visualizei fortes e felizes levando para a nossa alimentação sua energia, aroma e sabor.
Ah, quanta vida a ser descoberta ou redescoberta em nossos jardins e hortas, pois cada planta é um ser e que cada espécie de planta é cuidada por um Deva, então, mesmo o que nos parece uma “erva daninha” é um ser que merece viver e honrar sua espécie...
Sabem, queridos, minha alma feminina sentiu muito deleite com esta simples experiência de tocar a terra, de semear, de transplantar; foi como avivar em meu íntimo toda a esperança depositada na Vida e na semente, que abriga em si todo o potencial da planta, da espécie vegetal. Há um mistério fabuloso no poder de uma semente, vocês já pensaram nisto?
Com esta pequena experiência de cultivar uma horta, nos momentos que ali estou, sinto-me como parte da Terra; sinto-me como se minhas mãos fossem raízes que tocam as entranhas da amada Deusa, acariciando-A e sendo acariciada por Ela, e participando, como testemunha, do Mistério da fertilidade...
Ah amados, como clã do elemento Terra que somos, aconselho a todos a praticarem este contato com a Mãe terra para cultivarem ao menos um canteirinho de temperos num canto do jardim, porque esta relação com os devas das plantas e com Pachamama é mágico! Experimentem!
Com deleite e um sorriso de lua,
Nuit

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?