quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lição do Ayni


Quando começamos, te disse que temos só uma lei, que é um princípio que os
sábios andinos, ou amautas, aprenderam da observação sensível e alerta de
Pachamama. Observaram que para manter a ordem, a Vida Una se mexia com
reciprocidade, que tudo tinha um dar e um receber”. Mestre Lucidor

Texto retirado da 4a. Lição do Módulo I, Ayni, nossa Lei Fundamental.


Desde o começo de nosso movimento temos ouvido muito esta palavra “Ayni”, porque se trata de uma lei fundamental experimentada por tribos andinas dispersas ao redor de Cusco no poderoso império Inca, e trazida para nós para que possamos compreender esta misteriosa verdade em ação; o Ayni contém em seu experimento um equilíbrio entre dar e receber, e ali há uma chave que abre uma porta para uma vida abundante, feliz e harmoniosa.
Basta pararmos um pouquinho para observarmos na própria natureza esta lei em ação: para dar frutos o solo precisa de sol e chuva; para que a chuva possa se precipitar há necessidade de calor do sol para que a água evapore; para que a vida possa se frutificar há um dar e receber constantes, porque nada basta-se por si só, tudo está em interação e o que move este movimento é a lei da reciprocidade, do ayni...
A harmonia com a vida, com Pachamama, passa por este simples exercício entre dar e receber, e a conexão se estabelece com firmeza quando passamos a estar cônscios de como funciona esta lei em ação.
Neste tempo em que nos toca viver temos a oportunidade de observar os graves desequilíbrios a que passam todos os sistemas de Pachamama e desta para com a humanidade. E o ponto de desequilíbrio onde está? Exatamente está no homem, seus filhos que se intitulam de racionais e os mais inteligentes. Será???
Ser inteligente implica em aprender rápido desta interação para com Pachamama e perceber onde está o ponto fraco. Todos somos inteligentes e por certo já observamos que o desequilíbrio vem do homem desequilibrado, que perdeu a conexão com suas raízes e com sua essência.
Tudo é orgânico e, me parece que quando o ser humano voltar a se equilibrar, Pachamama também estará equilibrada, porque é assim que Ela É. Podemos fazer muito e as lições da Mistica Andina vão no sentido de recuperarmos o sábio equilíbrio entre dar e receber. Muito temos recebido de Pachamama, tudo o que temos foi Ela que nos deu, pois se temos uma casa ou um bom trabalho foi Ela que nos legou os meios para conseguirmos tudo do que necessitamos. Ou se somos um pouco mais despertos, é Ela quem nos manda um Mestre, uma senda... E estar numa senda é para seus filhos preferidos, pois estes estão caminhando conscientes e é destes que Ela mais espera...
E qual tem sido nossa contraparte? Será que temos sido gratos o suficiente para darmos equilíbrio nesta relação? Tudo do que Ela necessita é de nosso amor e gratidão, sendo cuidadosos com todos os seus filhos, seja de que reino for, pois tudo o que fizermos seja para com um animalzinho, seja para com nosso Mestre, é a Ela que estaremos fazendo...
Se ainda não estás inscrito na Escola Espiritual da Mistica Andina, por favor nos escreva no e-mail escolaespiritual@yahoo.com.br.

C
om amor e devoçao,
Equipe da Escola Espiritual

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?