segunda-feira, 6 de julho de 2009

CUIDADOS COM O LIXO SELETIVO: LÂMPADAS FLUORESCENTES , PILHAS E BATERIAS

Queridos amigos, hoje chamo a atenção de vocês para alguns cuidados na coleta de lixo seletivo, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, que contêm metais pesados, e por isto o potencial poluidor é muito grande, se descartados indevidamente no meio ambiente.
Coletei as seguitnes informações do Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre-RS, no site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?reg=18&p_secao=14, por exemplo:
A quantidade de mercúrio em uma única lâmpada fluorescente comum é capaz de tornar não potável cerca de 20 mil litros de água.
Quanto à pilhas e baterias, diversos compostos químicos são utilizados na confecção das mesmas, como agentes ativos das reações eletroquímicas ou como protetores de corrosão. As pilhas e baterias consideradas mais nocivas à saúde pública e ao meio ambiente são as que contêm mercúrio, cádmio ou chumbo em seu sistema eletroquímico.

O QUE FAZER?

As lâmpadas fluorescentes devem ser entregues (devolvidas) para as lojas que as comercializam, preferencialmente onde foram adquiridas. As empresas e redes autorizadas de assistência técnica que as distribuem são responsáveis pela destinação final segura que a elas deve ser dada.

Perigo: NÃO QUEBRE A LÂMPADA Quando ela é quebrada, libera um gás tóxico. O interior do tubo das lâmpadas fluorescentes é revestido com uma poeira fosforosa contendo diferentes metais, entre os quais: vapor de mercúrio, componentes revestidos com óxidos de metais pesados e também soldas de chumbo. Por isso, são consideradas resíduos perigosos.

Destino final:O tratamento das lâmpadas contendo metais pesados dá-se em plantas para descontaminação. Poucas empresas no país possuem tais plantas licenciadas. No Rio Grande do Sul, não existem tais empreendimentos. Há duas intermediárias sediadas em Porto Alegre, que podem efetuar contratos para recolhimento e encaminhamento do material para tratamento. São elas: Pró-Ambiente LtdaTelefone (51) 3219-4000 Axia Administrações e Participações Ltda Telefone (51) 3346-3999 ou 9113-332 (http://www.axias.com.br/)
Relação dos locais para descontaminação de lâmpadas fluorescentes:
Apliquim (Paulínia, SP)F: (19) 3884-8140/3884-8141Fax: (19) 3884-7562
Brasil Recicle (Indaial, SC)F: (47) 333-5055
Hg Descontaminação (Nova Lima, MG)F: (31) 3581-8725 ou 3541-8696
Mega Reciclagem (Curitiba, PR)F: (41) 268-6030 ou 268-6031
Recitec (Pedro Leopoldo. MG)f: (31) 3213-0898 OU 3274-5614

As Pilhas e Baterias geralmente contêm metais pesados prejudiciais ao meio ambiente e aos seres vivos: o mercúrio, que se acumula na cadeia alimentar pode provocar efeitos crônicos e danos ao cérebro; o chumbo causa danos nos sistemas nervosos central; e o cádmio, que se acumula no corpo humano, especialmente nos rins, podendo vir a deteriorá-los.
Fonte: Site Web-resol - resíduos sólidos (http://www.resol.com.br/)
A Resolução CONAMA 257/1999 estabelece percentuais máximos (mg/kg) de utilização de mercúrio, cádmio ou chumbo como protetores de corrosão nas pilhas.

Destino final: No Rio Grande do Sul, a empresa Pró-Ambiente - telefone (51) 3219-4000 - disponibiliza o serviço de coleta e disposição final para esses materiais. Eles são encaminhados a aterros de resíduos especiais perigosos, a fim de impedir infiltrações e utilizar mecanismos de coleta e tratamento.No Brasil, existe apenas uma empresa que executa a reciclagem de pilhas e baterias: a Suzaquim, com sede em Suzano, São Paulo. A recuperação de metais pesados por meio do processo de reciclagem, produz sais e óxidos metálicos, que podem ser utilizados pela indústria.

Consulte em tua cidade pontos de coleta para este lixo seletivo. Quem quiser compartilhar os endereços de pontos de coleta em suas cidades, por favor encaminhar a informação para o meu email pessoal aldanice@yahoo.com.br, a fim de ser publicado neste Blog.
Assim poderemos contribuir com o cuidado e carinho por nossa Mãe Terra.
Por favor nos ajudem a divulgar estas informações.
Com gratidão,
comadre Nuit

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?