sexta-feira, 17 de julho de 2009

Por que Reciclar o Óleo de Cozinha Saturado?


Entre os principais efeitos danosos dos óleo saturados lançados indevidamente so meio ambiente estão a formação de uma película superficial que dificulta a troca gasosa entre o ar e a água, a vedação dos estômatos das plantas e órgãos respiratórios dos animais, a impermeabilização das raízes de plantas e a sua ação tóxica para os seres aquáticos.
Os óleos vegetais, em quantidades exageradas, na água (rios, lençóis, lagoas e etc) provoca um aumento excessivo na quantidade de nutrientes (fósforo e nitrogênio) favorecendo a proliferação de determinadas algas e conseqüente eutrofização (Figura 5), o que causa a morte de peixes e outros animais, além de odor e aspecto extremamente desagradáveis (Ballão, 2003).

Por Que Reciclar?
Alternativas para Reciclagem de Óleo Saturado
Estimativas indicam que apenas 1% do óleo usado no mundo é tratado. A alternativa mais utilizada é a fabricação de sabão, podendo até mesmo ser feito de forma doméstica.
O óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, freqüentemente usada em frituras, pode ser muito prejudicial ao meio ambiente e se jogado pelo ralo da pía (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema, agredindo ainda mais o meio ambiente. Alguns estabelecimentos ou mesmo residências ainda continuam jogado óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os inestimáveis prejuízos que o fato pode causar ao meio ambiente. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta em problemas como:
o óleo fica retido além de ficar no encanamento, causando entupimento das tubulações, além de aumenta, estimadamente, em 45% os custo de tratamento dos efluentes;
quando não há um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, podendo causar sérios danos à fauna aquática;
o óleo além de ficar no solo, provocando a impermeabilização dos leitos e terrenos contribuindo com as enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o Efeito Estufa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de direitos e deveres do cidadão com as futuras gerações. Sendo que estas atitudes são uma maneira de cada um fazer sua parte, contribuir desta forma, para a preservação do meio ambiente através da redução da quantidade de resíduos de gordura que são destinados de forma inadequada.

Nenhum comentário:

Que símbolo escolhes para a nossa bandeira Sandoval?